terça-feira, 20 de setembro de 2011

Rapunzel

Encontrei estes fantoches de dedo numa loja que se chama Family Shop (há em Benfica, Laranjeiras e Saldanha) a 1,75 € cada um. Tive que fazer algumas alterações (nomeadamente as tranças da menina) e construir um castelo para servir de cenário e também para poder guardar o livro e os dedoches, mas acho que valeu a pena...

Para quem não se lembra da história da Rapunzel. eu vou contar... Era uma vez...






... uns camponeses muito pobres que esperavam, ansiosos, pelo nascimento do seu filho. Moravam perto de uma bruxa muito má, que tinha uma horta cheia de alfaces muito verdinhas. certo dia, a mulher do camponês disse ao marido:
- Quem me dera comer uma destas alfaces!
Ao ouvir isto, ele nem hesitou e foi à horta da Bruxa buscar uma alface. O pior é que ela acabou por aparecer e quis saber o que ele estava ali a fazer.
- Muito bem! - disse. - Levas a alface mas, quando nascer o bebé, eu ficarei com ele. Prometo que o vou tratar bem.
O camponês ficou aterrorizado com esta ideia, mas aceitou-a. Afinal, a sua mulher estava grávida e tinha de comer a alface que tanto desejava.
Pouco tempo depois, a mulher deu à luz uma menina e, mal soube disto, a Bruxa foi buscá-la e deu-lhe o nome de Rapunzel. Apesar de contrariados, os camponeses não tiveram outra hipótese senão cumprirem a sua promessa.
Rapunzel era muito bonita e, à medida que foi crescendo, tornou-se ainda mais bela, com duas lindas tranças loiras e compridas.
Um dia, a Bruxa tomou uma decisão:
- Vais passar a viver sozinha nesta torre!
Rapunzel não sabia o que fazer, estava fechada numa torre, que só tinha uma janela. Então passava os dias a cantar.
Só que num desses dias, um Príncipe, que andava por ali a cavalo, ouviu a bela voz de Rapunzel. Fascinado com aquela doçura, ficou à espreita. Então, avistou a Bruxa, que todos os dias ia ter com a Rapunzel e, ouviu-a dizer:
- Atira as tuas tranças para eu poder subir!
Duas enormes tranças de cabelo caíram pela janela e a Bruxa trepou pelos loiros cabelos. Quando viu a Bruxa a ir-se embora, o  não resistiu em ir conhecer a dona daquela bela voz. Repetiu as palavras da Bruxa e trepou pelas tranças de Rapunzel. Ao chegar lá acima, os dois ficaram loucamente apaixonados. Desde esse dia, o Príncipe passou a ir visitar Rapunzel e a levar sempre consigo um pedacinho de tecido para fazerem uma corda para ela sair dali. Os dois queriam fugir para bem longe daquela Bruxa.
Um dia, quando a Bruxa subia pelas tranças de Rapunzel, a menina exclamou:
- Como é possível esta Bruxa ser mais pesada do que o meu Príncipe?
Ao ouvir isto, a Bruxa percebeu que tinha estado a ser enganada e mandou Rapunzel para muito longe dali. Além disso, enfeitiçou o Príncipe e fez com que ele ficasse cego para nunca mais voltar a ver a sua amada.
Algum tempo depois, o Príncipe partiu para outra região e, quando cavalgava pelos campos, ouviu uma linda voz que cantava. Pareceu-lhe familiar:
- É a Rapunzel! Só pode ser ela.
A verdade é que os dois se reencontraram e Rapunzel ficou tão emocionada, que chorou. As suas lágrimas caíram nos olhos do Príncipe e fizeram com que ele voltasse a ver. Desde esse momento, nunca mais se separaram e, juntos, foram muito, muito felizes

1 comentários:

VRPC Artesanato II disse...

É impossivel não visitar este cantinho!
Só tem artes maravilhosas e perfeitas!
Vc tem mãos de fada e tudo que faz fica encantador!!!

Bjuss

Vani Helena

Enviar um comentário