domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais, que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países.

Valentim era um bispo romano que viveu no século III da nossa era, sendo contemporâneo do imperador Cláudio II. Este imperador queria constituir um exército romano grande e forte. Não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. A solução que encontrou foi proibir os casamentos dos jovens. Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e continuou a celebrar casamentos em segredo, mesmo com a proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e torturado. 

A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado por uma jovem invisual, filha do seu carcereiro, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. Os dois acabaram se apaixonando e  milagrosamente a jovem recuperou a visão. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada.







































2 comentários:

Luene Paes® disse...

Muito legal conhecer seu blog! Um cantinho especial repleto de utilidades! parabéns!

Aguardo tbém sua visitinha... =]


http://sorvete-colore.blogspot.com

Atêlier bella artes disse...

olá querida!!! encontrei vc lá no blog baú das letras do brasil,sou brasileira tbm e trabalho aki com e.v.a musgami,achei legal encontrar alguém p trocar idéias e moldes rsrsr,molde é um vicio,tá giro seu cantinho,apareça lá no meu bjinhos

Enviar um comentário