Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Rótulos para catalogar a biblioteca da sala

De uma forma simplificada, todos os géneros literários são ficcionais ou não ficcionais. Os não ficcionais baseiam-se na realidade, são descrições ou representações de assuntos que são apresentados como factos. Os ficcionais inventam um mundo onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história. São narrativas imaginárias, irreais, fantasias.

Ficção


Fantasia - A história inclui acontecimentos que são irreais e impossíveis, como animais a falar e poderes mágicos.


Ficção Realista - História com personagens inventados, mas que pode acontecer na vida real: contos, romances...


Mistério - História de suspense sobre um invento intrigante que só é resolvido no final.


Ficção Histórica - Uma história de ficção que acontece em determinado período de tempo no passado. Muitas vezes o cenário é real, mas as personagens são imaginadas/inventadas pelo autor.


Literatura Tradicional - Histórias que são passadas de uma geração para outra ao longo do tempo. Inclui contos populares, lendas, fábulas, contos de fadas e histórias de diferentes culturas.


Ficção Científica - Um tipo de fantasia que usa a ciência e a tecnologia: robôs, máquina do tempo...

Não Ficção


Informativo - Textos ou fotografias que fornecem factos sobre uma variedade de tópicos (desporto, viagens, história, geografia, espaço, tempo...): jornais, dicionários, enciclopédias, artigos científicos...


Biografia e Autobiografia - Relata a história de vida de uma pessoa real escrita por outra pessoa (biografia) ou por ela própria (autobiografia).


O tipo de letra utilizada nos rótulos não reconhece os acentos, nomeadamente o "til"... terão que ser feitos à mão depois de imprimir.


Quando a biblioteca da minha sala de actividades estiver operacional (em Setembro), eu mostro as fotografias, por enquanto, vou colocar umas imagens de bibliotecas que encontrei na internet.








0 comentários:

Enviar um comentário