Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Avental de histórias

"A imaginação é mais importante que o conhecimento"


A fantasia e a magia de uma história encantam e despertam a imaginação da criança e, com isso, criam condições favoráveis para o desenvolvimento duma mente criativa e inventiva.

Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara sentimentos que têm em relação ao mundo. Ouvindo histórias vivem emoções importantes como a tristeza, o medo, a raiva, a insegurança, a alegria, o carinho, a curiosidade, a dor, a perda, além de aprender infinitos assuntos. Ler ou ouvir histórias permite também desenvolver todo o potencial crítico da criança. É poder pensar, questionar, duvidar, comentar, analisar, perguntar...

Por todos estes motivos, contar ou ler histórias requer um certo preparo, que vai desde a escolha do texto até a sua apresentação. É recomendável ser bastante criativo no uso de recursos materiais para contar histórias e outras actividades lúdicas de contacto com livros.

O avental de histórias é um dos recursos utilizado na actividade pedagógica.  É um material fácil de confeccionar, bonito e prático. Assim que é colocado a criança entra imediatamente no mundo da fantasia.

O mesmo avental pode ser aproveitado para contar diferentes histórias apenas mudando os personagens, pois muitos detalhes são colados com velcro.

Baseado no conto “Hansel e Gretel” dos Irmãos Grimm, “A Casinha de Chocolate", também conhecida como a "História do João e da Maria" conta a história de dois irmãos abandonados na floresta onde encontram uma casinha toda feita de guloseimas, que pertence a uma bruxa. Presos e enganados, os dois irmãos vão fazer de tudo para conseguirem escapar a tão malvada bruxa.





Espero que tenham gostado... obrigada pela visita e estejam à vontade para comentar!!!

3 comentários:

abençoados disse...

Amei o avental!!!

sueli disse...

lindissimo!!!

V@NND@ disse...

Muito legal! Gostei demaaaais!

Enviar um comentário