sábado, 30 de junho de 2012

domingo, 17 de junho de 2012

Rótulos para catalogar a biblioteca da sala

De uma forma simplificada, todos os géneros literários são ficcionais ou não ficcionais. Os não ficcionais baseiam-se na realidade, são descrições ou representações de assuntos que são apresentados como factos. Os ficcionais inventam um mundo onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história. São narrativas imaginárias, irreais, fantasias.

Ficção


Fantasia - A história inclui acontecimentos que são irreais e impossíveis, como animais a falar e poderes mágicos.


Ficção Realista - História com personagens inventados, mas que pode acontecer na vida real: contos, romances...


Mistério - História de suspense sobre um invento intrigante que só é resolvido no final.


Ficção Histórica - Uma história de ficção que acontece em determinado período de tempo no passado. Muitas vezes o cenário é real, mas as personagens são imaginadas/inventadas pelo autor.


Literatura Tradicional - Histórias que são passadas de uma geração para outra ao longo do tempo. Inclui contos populares, lendas, fábulas, contos de fadas e histórias de diferentes culturas.


Ficção Científica - Um tipo de fantasia que usa a ciência e a tecnologia: robôs, máquina do tempo...

Não Ficção


Informativo - Textos ou fotografias que fornecem factos sobre uma variedade de tópicos (desporto, viagens, história, geografia, espaço, tempo...): jornais, dicionários, enciclopédias, artigos científicos...


Biografia e Autobiografia - Relata a história de vida de uma pessoa real escrita por outra pessoa (biografia) ou por ela própria (autobiografia).


O tipo de letra utilizada nos rótulos não reconhece os acentos, nomeadamente o "til"... terão que ser feitos à mão depois de imprimir.


Quando a biblioteca da minha sala de actividades estiver operacional (em Setembro), eu mostro as fotografias, por enquanto, vou colocar umas imagens de bibliotecas que encontrei na internet.








Abelhinhas com letras

Mais um recurso importante para a acção do educador/professor. Promover práticas intencionais e sistemáticas de estimulação do desenvolvimento das convenções gráficas é um dos objectivos da educação pré-escolar, assim como identificar e produzir algumas letras maiúsculas e minúsculas.
Com este jogo a criança pode ordenar as letras na sequência correcta, pode escrever o seu nome ou o dos colegas com as letras das abelhinhas ou associar as letras maiúsculas e minúsculas. Pode imprimir as abelhas e as letras circulares AQUI. Há a versão a preto e branco para as crianças pintarem e a versão a cor.





quinta-feira, 14 de junho de 2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares. É conhecida a devoção dos portugueses a Santo António, São João e São Pedro. Um pouco por todo o país repetem-se os arraiais e os festejos dos Santos Populares. Em Lisboa, são as marchas representando os bairros da cidade que, nesta noite cantam e desfilam na Avenida da Liberdade. No Porto, na noite de São João, as pessoas saem à rua com martelinhos e alhos-porro, espalhando alegria e simpatia. 


A 13 de Junho de 1888 nascia aquele que se viria a tornar um dos nomes maiores da literatura portuguesa - Fernando Pessoa. Foi ele que escreveu a seguinte quadra:

Manjerico que te deram
Amor que te querem dar
Recebeste o manjerico
O Amor fica a esperar



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Numa festa de Santos Populares não podem faltar as bandeirinhas!

Numa festa tradicional de Santos Populares, não podem faltar bandeirinhas coloridas na decoração. No blog sueco pysselbolaget encontrei esta ideia original: sacolas de papel enfeitadas com bandeirinhas coloridas carimbadas. Os carimbos são muito fáceis de fazer com borracha escolar.






sexta-feira, 8 de junho de 2012

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mais um recurso para aprender de forma lúdica (para imprimir)

Sabes colocar os sapos na ordem correta? Consegues associar as letras minúsculas às maiúsculas?
Mais uma maneira divertida de aprender, brincando, desta vez com sapos e pratos. Para imprimir carrega AQUI.